HOMILIA:
– Pe José Emerson
Hoje, o Evangelho nos traz algo muito difício, principalmente neste mundo onde tudo é fácil: O amor!
Amar não é fácil.
A 1ª leitura nos tráz alguns preceitos sobre o amor e alguns cuidados que devemos ter com as viúvas e os órfãos. São pessoas frágeis e que merecem nossa atenção e cuidado.
Deus coloca normas para nossa existência, é como o pai que coloca regras para os filhos seguirem onde haverá consequências se não cumpriadas.
São Paulo, na 2ª leitura, nos mostra a exigência de Deus em nós, no sentido de sermos seus imitadores.
O Evangelho nos ensina o amor em sua plenitude. Amar até nossos inimigos.
Deus nos dá situações concretas do dia-a-dia para que possamos exercitar o amor. Por exemplo, deixar de fazer algo que agente mais gosta por algo ou alguem que nos pede, apenas por amor!
Mesmo tendo direitos, nós podemos renunciar. Isso é amor!
Eis o desafio: quanto mais agente ama, mais temos sede de amar!
Juventude, é isso que precisamos descobrir, porque tudo o que esse mundo nos oferece é ilusão. Saibamos viver o amor concreto.
Não é mais uma eucaristia, é A Eucaristia!
Amar a Deus de todo o coração. O coração que é o centro da vida. Devemos colocar Deus no centro da nossa vida e da nossa alma e razão!
Uma vez um jovem perguntou se a ciência já havia descobrido se Deus existia: Respondi que a nossa própria existência é prova de que algo maior que nós que nos criou, e só existe ciência porque existe Deus.
Amor é sair da nossa própria satisfação pelo outro.
Concretizar o amor!
Quando o sentimento passa, é aí que o amor começa! Casamento sem amor não existe! Tem que haver amor!
Façam a experiência do amor de Deus e se sentir amado por Ele. Coloque os planos de Deus na sua vida que a realização será concreta e completa.
As bem aventuranças são verdades que Jesus nos dá, onde há algo concreto e que exige esforço para podermos segui-lo.Que nós tenhamos a coragem de amar de toda alma, coração e entendimento, pois Deus merece que nos entreguemos a Ele.
Eis a fonte do amor: O altar de Deus, a Eucaristia!
Pe. José Emerson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário