Missa do 1º Domingo do Advento

Homilia:

O tempo do Advento é um tempo de espera, estamos aguardando a vinda do Senhor.
Neste tempo, Deus nos faz um chamado à conversão, para reconhecer-nos pecadores, necessitados de Deus e nos colocarmos na presença do Senhor. 
Em tempo de espera, precisamos vigiar, pois o Senhor está vindo.
Nosso Deus, é um Deus que se lembra de nós, que vem ao encontro de quem pratica a justiça. 
Ele nos ama muito e, quando pecamos, Deus se irrita! Ora, ninguém gosta de ser agredido! Quando pecamos, ofendemos o nosso Deus. 
Por isso, o tempo do advento, no qual nos preparamos para o Natal do Senhor, deve ser um tempo de vigilância, para podermos melhorar como filhos.
Muitas pessoas já me disseram que sentem saudade de quando participavam da Igreja. Elas tem sede de quando Deus era o foco de suas vidas! Eu digo que sempre é tempo para voltar!
Vejamos o exemplo de Santo Agostinho: ele viveu em completa distância de Deus, mas regressou à casa do Pai, se converteu em uma homilia, e hoje é um dos maiores santos da Igreja.
Deus nos chama a fazer a experiência da alegria. Somos facilmente levados pelos nossos pecados, mas Deus continua conosco.
Somos como barro solto e Deus é o nosso oleiro. Ele vai nos dando forma como a um vaso. Deus vai modelando a nossa vida conforme a sua vontade.
Neste tempo do Advento, somos chamados a recomeçar, a tentar de novo, a viver um tempo que é marcado pela alegria.
Sem Jesus não conseguimos testemunhar o amor, por isso devemos buscá-lo. Ele nos dará perseverança. Ele é o centro da nossa vida, é por Ele que estamos aqui.
Deus está nos pedindo para viver este momento com intensidade, buscando fazer o bem. 
Lembro que Dom Alberto falava: "vivam um dia de cada vez, não fiquem preocupados demais, façam bem que tem de ser feito."
É necessário mergulhar neste tempo do advento, pois é preciso vigiar, recomeçar, renovar nossos propósitos, nos preparar verdadeiramente para o Natal do Senhor.
Vamos confiar neste Deus maravilhoso que caminha conosco!

Padre Emerson

Nenhum comentário: