Missa da Festa de Todos os Santos 06-11-2011.

No dia 06 de Novembro de 2011, foi celebrada a grande Festa de Todos os Santos, precedida de uma linda e marcante procissão que se iniciou na Paróquia Santíssima Trindade e culminou com a Missa na Comunidade de Todos os Santos.


Durante a festa, foram empossados os novos coroinhas. A grande novidade é que agora meninas foram admitidas ao serviço do altar. Uma bela celebração no último domingo. Leia a Homilia do Padre Emerson.
HOMILIA

EVANGELHO MT 5, 1-12a

Hoje mais do que nunca somos chamados a não apenas querer ser santos, mas a realmente sermos santos.
Na segunda leitura, os irmãos estão unidos e reconhecem que Deus é o Senhor e essse reconhecimento de quem é Deus é justamente a busca da santidade, que não se faz sozinho. A santidade é uma proposta mais do que dificil, porém necessária.
Muitas vezes queremos determinar o que fazer, o que ser, isto é, queremos ser Deuses. Isto então nos faz infelizes.
Esta semana fiz uma reflexao sobre a serpente no Paraiso. Ela, a serpente, pergunta se Adão e Eva se poderiam comer qualquer coisa do jardim. Eles diziam que não, mas a serpente disse que se comesse aquele fruto seriam como Deuses. Isto seduziu os dois e eles pecaram.
Na verdade, devemos almejar ser como Deus e não Deuses. Quando o homem busca controlar tudo, agindo de forma a não se reconhecer dependente do amor do Pai, está tentando ser todo poderoso, isto é, quer ser um deus.
Ao contrário, ser como Deus, nosso Pai, é ser benevolente e justo.
Eva caiu na tentaçõa de querer ser deus e é, justamente, este o problema do homem, queremos ser deus, desse modo abandonamos o Senhor, com nossa ilusão de independência.
Com relação a ser santo, há uma música que fala “você é a cara do Pai”somos a cara do Deus que é nosso Pai. Quando alguem nos diz - parabéns que você passou por essa tribulação - , é porque estamos nos parecendo mais ainda como Deus, com Jesus, que atravessou todo o sofrimento por amor a nós.
Santidade é isso. Ser santo como Deus é Santo
É possível ser como Deus, so não é possivel ser Deus. São João disse na segunda leitura que precisamos ser filho no filho que é Jesus.
São os sacramentos que nos garantem a santidade! Como ser filho de Deus se não viver todos os sacramentos, sem perdoar, sem amar?
Não importa como é no céu, o que importa que é esse o nosso lugar e podemos ir até ele.
O evangelho mostra que para ser santo temos que buscar, com perseverança, as bem aventuranças.
Bem aventurado quer dizer ser feliz, uma felicidade diferente da que o mundo moderno nos apresenta, que é ter status, posses.
Jesus nos mostra outra felicidade: “bem aventurados os puros de coração", uma pureza que combate as mentiras e as máscaras.
Jovens, no mundo da internet deve-se ter pureza.
“Bem aventurados os perseguidos por causa de Deus". A Igreja é muito atacada e nós também somos. Por mais que esse ataque nos machuque, Deus nos dá a graça do consolo.
Quando eu pensava em ser padre, eu era muito perseguido, me chamavem de tudo, mas fui em frente, não desisti.
Santidade é perseverar no que Deus nos pede. Ser santo não é coisa esquisita, ou seja, não frequento isso porque não pode, não falo com fulano por que ele é assim ou assado. Não!
Estamos no mundo e devemos ser santos nele
Elizabeth da trindade disse “onde Deus esta, aí é o ceu”. Vamos pedir essa presença, pois “Ele está no meio de nós”. Essa presença nos encoraja a sermos melhores.
Durante a procissão vimos bares casas e onde nós passamos as pessoas silenciavam, ou até mesmo rezavam e cantavam juntos. Onde nós passamos nós deixamos a semente plantada. Aquela pessoa que esta afastada da igreja começa a refletir sobre a própria vida.
Queremos que todos sejam santos nesse dia de todos os santos!!!!

Padre Emerson.

Nenhum comentário: